Promoções do Dia - SUBMARINO

sábado, 21 de novembro de 2009

Questões Resolvidas - UFRJ - 2009 - Fase 1 - Multipla Escolha




RESPOSTA PADRÃO (GABARITO OFICIAL)








RESPOSTA PADRÃO (GABARITO OFICIAL)









RESPOSTA PADRÃO (A) (GABARITO OFICIAL)



RESPOSTA PADRÃO (B) (GABARITO OFICIAL)










segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Questoes Resolvidas - 2010 - UNESP - 1° Fase - Multipla Escolha

OBS: A FONTE DO GABARITO DA UNESP FOI RETIRADO DO SITE GLOBO.COM, deste link, (http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1378141-5604,00-UNESP+CONFIRMA+O+USO+DA+NOTA+DO+ENEM+NO+SEU+VESTIBULAR.html)

CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIA-LÁ



CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIA-LÁ

RESPOSTA CORRETA LETRA (E)
OBS: Gabarito na imagem teve a resolução do curso Anglo de São Paulo.



CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIA-LÁ

RESPOSTA CORRETA LETRA (B)
OBS: Gabarito na imagem teve a resolução do curso Anglo de São Paulo.



CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIA-LÁ

RESPOSTA CORRETA LETRA (C)
OBS: Gabarito na imagem teve a resolução do curso Anglo de São Paulo.



CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIA-LÁ

RESPOSTA CORRETA LETRA (A)
OBS: Gabarito na imagem teve a resolução do curso Anglo de São Paulo.

CLICK E LEIA SOBRE IRONIA
pt.wikipedia.org (IRONIA)
A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na Literatura, a ironia é a arte de gozar com alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reacção do leitor, ouvinte ou interlocutor.
Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o objetivo de denunciar, de criticar ou de censurar algo. Para tal, o locutor descreve a realidade com termos aparentemente valorizantes, mas com a finalidade de desvalorizar. A ironia convida o leitor ou o ouvinte, a ser activo durante a leitura, para refletir sobre o tema e escolher uma determinada posição. O termo Ironia Socrática, levantado por Aristóteles, refere-se ao método socrático. Neste caso, não se trata de ironia no sentido moderno da palavra.

CLICK E LEIA SOBRE RETICÊNCIAS
pt.wikipedia.org (RETICÊNCIAS)
As reticências são, na escrita, à sequência de três pontos (sinal gráfico: …) no fim, no início ou no meio de uma frase. A utilização deste género de pontuação indica um pensamento ou ideia que ficou por terminar e que transmite, por parte de quem exprime esse conteúdo, reticência, omissão de algo que podia ser escrito, mas que não o é.

CLICK E LEIA SOBRE EUFEMISMO
pt.wikipedia.org (EUFEMISMO)
Eufemismo é uma figura de estilo que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Consiste na visualização de uma expressão.
Exemplos:
Você faltou com a verdade. (Em lugar de mentiu)
Ele entregou a alma a Deus. (Em lugar de: Ele morreu)
Nos fizeram varrer calçadas, limpar o que faz todo cão... (Em lugar de fezes)

CLICK E LEIA SOBRE ANTÍTESE
pt.wikipedia.org (ANTÍTESE)
Antítese é uma figura de linguagem (figuras de estilo) que consiste na exposição de idéias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. Esse recurso foi especialmente utilizado pelos autores do período Barroco. O contraste que se estabelece serve, essencialmente, para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a exposição isolada dos mesmos. É uma figura relacionada e muitas vezes confundida com o paradoxo. Várias antíteses podem ser feitas através de Amor e Ódio, Sol e Chuva, Paraíso e Inferno, Deus e Diabo.
A antítese é a figura mais utilizada no Barroco, estilo de época conhecido como arte do conflito, em que também há presença de paradoxos, por apresentar oposições nas idéias expressas.


CLICK E LEIA SOBRE HIPÉRBOLE
pt.wikipedia.org (HIPÉRBOLE)
Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem que incide quando há demasia propositada num conceito expressa, de modo a definir de forma dramática aquilo que se ambiciona vocabular, transmitindo uma idéia aumentada do autêntico.
É habitual na linguagem corrente, como quando se pronuncia: "Já te ressalvei mais de mil ocasiões, para não retrocederes a proferir-me elevado!".




CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIA-LÁ

RESPOSTA CORRETA LETRA (D)
OBS: Gabarito na imagem teve a resolução do curso Anglo de São Paulo.



CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIA-LA

RESPOSTA CORRETA LETRA (E)
OBS: Gabarito na imagem teve a resolução do curso Anglo de São Paulo.




CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIA-LA

RESPOSTA CORRETA LETRA (B)
OBS: Gabarito na imagem teve a resolução do curso Anglo de São Paulo.

CLICK E LEIA SOBRE CATACRESE
pt.wikipedia.org (CATACRESE)
Catacrese é a figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra ou expressão que não descreve com exatidão o que se quer expressar, mas é adotada por não haver uma outra palavra apropriada - ou a palavra apropriada não ser de uso comum; são como gírias do dia-a-dia, expressões usadas para facilitar a comunicação. Estabelecem comparação às situações em que são atribuídas, qualidades de seres vivos, a seres inanimados. Exemplos comuns são: "os pés da mesa", "marmelada de laranja", "vinagre de maçã", "embarcar no avião", "cabeça do alfinete", "braço de rio", "dente de alho" etc. Consiste assim em uma metáfora de uso comum, deixando de ser considerada como tal.Consiste também em dar à palavra uma significação que ela não tem, por falta de termo próprio.


CLICK E LEIA SOBRE ANÁFORA
pt.wikipedia.org (ANÁFORA)
Em retórica, anáfora é a repetição da mesma palavra ou grupo de palavras no princípio de frases ou versos consecutivos. É uma figura de linguagem comuníssima nos quadrinhos populares, música e literatura em geral, especialmente na poesia.
Exemplos
Nem tudo que ronca é porco,
Nem tudo que berra é bode,
Nem tudo que reluz é ouro,
Nem tudo falar se pode.


CLICK E LEIA SOBRE SÍMILE
pt.wikipedia.org (SÍMILE)
Comparação é uma figura de linguagem semelhante à metáfora usada para confrontar qualidades ou ações de elementos. A relação entre esses elementos pode formar uma comparação simples ou uma comparação por símile.
É mais facilmente entendida como a aproximação de dois termos que se assemelham.
O Amor queima como o fogo — Luís de Camões



CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIA-LA

RESPOSTA CORRETA LETRA (B)
OBS: Gabarito na imagem teve a resolução do curso Anglo de São Paulo.





CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIA-LA

RESPOSTA CORRETA LETRA (D)
OBS: Gabarito na imagem teve a resolução do curso Anglo de São Paulo.


CLICK E LEIA SOBRE ANÁLISE SINTÁTICA
pt.wikipedia.org (ANALISE SINTÁTICA)

CLICK E LEIA SOBRE SUJEITO
pt.wikipedia.org (SUJEITO)

CLICK E LEIA SOBRE PREDICATIVO DO SUJEITO
pt.wikipedia.org (PREDICATIVO DO SUJEITO)
Na Gramática, Predicativo é o termo da oração que atribui uma característica, uma propriedade, um estado ao sujeito.
EXEMPLO
Ele está triste.



CLICK E LEIA SOBRE PREDICATIVO DO OBJETO
pt.wikipedia.org (PREDICATIVO DO OBJETO)
O predicativo do objeto é o elemento do predicado que se refere ao objeto.
Exemplo:
Os adultos consideram as crianças sapecas
No exemplo acima, as crianças sapecas é o objeto direto e sapecas é o predicativo do objeto (pois elas são sapecas)
Predicativo do sujeito: triste



CLICK E LEIA SOBRE OBJETO DIRETO
pt.wikipedia.org (OBJETO DIRETO)
Objeto direto
Objeto direto é o termo da oração que completa o sentido de um verbo transitivo direto. O objeto direto liga-se ao verbo sem o auxílio de uma preposição. Indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação.
Identificamos o Objeto direto quando perguntamos ao verbo: "quem" ou "o quê".
[editar]Exemplos
Vós admirais os companheiros. - Perguntamos, Vós admirais o quê? A resposta é 'os companheiros', que é o objeto direto.
Nós amamos o cabelo da Juliana Goes. - Perguntamos: nós amamos quem? A resposta é 'o cabelo da Juliana Goes', que é o objeto direto da oração.
Maria vendia doces. - Perguntamos: Maria vendia o que? A resposta é 'doces', que é o objeto direto.
Ivano ama Hortência. - Perguntamos: Ivano ama quem? A resposta é 'Hortência', que é o objeto direto.




CLICK E LEIA SOBRE COMPLEMENTO NOMINAL
pt.wikipedia.org (COMPLEMENTO NOMINAL)
Complemento nominal, em análise sintática, é um termo integrante, referente a substantivo, adjetivo e advérbio, que completa o sentido de um nome. Complemento nominal é a parte paciente, podendo ser representada. Exemplo: "João ficou à disposição..." A pergunta inevitável é: de que? ou de quem ? A resposta (da empresa, da Justiça, da família, da velha etc.) é um complemento nominal, porque completa o sentido de um nome (à disposição). Outros exemplos: "Faz tempo que não tenho notícia de Joaquim" "Sou favorável à sua promoção". "Tenho esperança de que seus planos dêem certo". Os termos assinalados completam o sentido de nomes (notícia - substantivo - e favorável - adjetivo). O complemento nominal pode ser até uma oração, classificada como "subordinada substantiva completiva nominal", que completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio da oração subordinante: "Tenho esperança de que ele venha".




CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM

RESPOSTA CORRETA LETRA (C)
OBS: Gabarito na imagem teve a resolução do curso Anglo de São Paulo.








CLICK NO LINK ABAIXO E SAIBA MAIS SOBRE Júlio César da Silva (escritor)
pt.wikipedia.org (Júlio César da Silva (escritor))


CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE PARNASIANISMO
pt.wikipedia.org (PARNASIANISMO)
Características gerais
Preciosismo: focaliza-se o detalhe; cada objeto deve singularizar-se, daí as palavras raras e rimas ricas.
Objetividade e impessoalidade: O poeta apresenta o fato, a personagem, as coisas como são e acontecem na realidade, sem deformá-los pela sua maneira pessoal de ver, sentir e pensar. Esta posição combate o exagerado subjetivismo romântico.
Arte Pela Arte: A poesia vale por si mesma, não tem nenhum tipo de compromisso, e justifica por sua beleza. Faz referências ao prosaico, e o texto mostra interesse a coisas pertinentes a todos.
Estética/Culto à forma - Como os poemas não assumem nenhum tipo de compromisso, a estética é muito valorizada. O poeta parnasiano busca a perfeição formal a todo custo, e por vezes, se mostra incapaz para tal. Aspectos importantes para essa estética perfeita são:
Rimas Ricas: São evitadas palavras da mesma classe gramatical. Há uma ênfase das rimas do tipo ABAB para estrofes de quatro versos, porém também muito usada as rimas interpoladas.
Valorização dos Sonetos: É dada preferência para os sonetos, composição dividida em duas estrofes de quatro versos, e duas estrofes de três versos. Revelando, no entanto, a "chave" do texto no último verso.
Metrificação Rigorosa: O número de sílabas poéticas deve ser o mesmo em cada verso, preferencialmente com dez (decassílabos) ou doze sílabas(versos alexandrinos), os mais utilizados no período. Ou apresentar uma simetria constante, exemplo: primeiro verso de dez sílabas, segundo de seis sílabas, terceiro de dez sílabas, quarto com seis sílabas, etc.
Descritivismo: Grande parte da poesia parnasiana é baseada em objetos inertes, sempre optando pelos que exigem uma descrição bem detalhada como "A Estátua", "Vaso Chinês" e "Vaso Grego" de Alberto de Oliveira.
Temática Greco-Romana - A estética é muito valorizada no Parnasianismo, mas mesmo assim, o texto precisa de um conteúdo. A temática abordada pelos parnasianos recupera temas da Antiguidade Clássica, características de sua história e sua mitologia. É bem comum os textos descreverem deuses, heróis, fatos lendários, personagens marcados na história e até mesmo objetos.
Cavalgamento ou encadeamento sintático (enjambement) - Ocorre quando o verso termina quanto à métrica (pois chegou na décima sílaba), mas não terminou quanto à idéia, quanto ao conteúdo, que se encerra no verso de baixo. O verso depende do contexto para ser entendido. Tática para priorizar a métrica e o conjunto de rimas. Como exemplo, este verso de Olavo Bilac:



QUESTÃO 11 - UNESP - 2010
CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

Na imagem contém o gabarito da questão. E comentário do curso Anglo (São Paulo).

O comentário abaixo é do curso ETAPA (São Paulo).
Todas as demais alternativas ressaltam o predomínio
da subjetividade (sobrenatural, escapismo,
sentimentos, religiosidade) sobre a razão, negando,
assim, uma importante característica parnasiana:
a busca da objetividade.



CLICK NA IMAGEM ABAIXO, PARA APLIÁ-LA E LER A COMENTÁRIO DO CURSO ETAPA DE SÃO PAULO











CLICK NA IMAGEM LEIA A QUESTÃO, A RESPOSTA E O COMENTÁRIO DO CURSO ANGLO (São Paulo)

CLICK NA IMAGEM LEIA A QUESTÃO, A RESPOSTA E O COMENTÁRIO DO CURSO ETAPA (São Paulo)



Conexões Aditivas
São conexões amplas e comutativas de frases. O conectivo típico dessa classe é e, utilizado juntamente com o morfema pausa quando em conexões amplas.
Ele escreve bem, tem boa didática e se relaciona bem com os alunos.
Ele se relaciona bem com os alunos, escreve bem e tem boa didática.







CLICK NA IMAGEM ABAIXO, PARA APLIÁ-LA E LER A COMENTÁRIO DO CURSO ANGLO DE SÃO PAULO

CLICK NA IMAGEM ABAIXO, PARA APLIÁ-LA E LER A COMENTÁRIO DO CURSO ETAPA DE SÃO PAULO









CLICK NA IMAGEM ABAIXO, PARA APLIÁ-LA E LER A COMENTÁRIO DO CURSO ANGLO DE SÃO PAULO

CLICK NA IMAGEM ABAIXO, PARA APLIÁ-LA E LER A COMENTÁRIO DO CURSO ETAPA DE SÃO PAULO

sábado, 7 de novembro de 2009

Questões Resolvidas - UFF - 2008 - 1° Fase - Multipla Escolha


RESPOSTA CORRETA LETRA (C)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE OSWALDO DE ANDRADE
FONTE: wikipedia.org (Oswaldo de Andrade)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE MANUEL BANDEIRA
FONTE: wikipedia.org (MANUEL BANDEIRA)


CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRA O MODERNISMO
FONTE: wikipedia.org (MODERNISMO BRASILEIRO)








RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE O BARROCO BRASILEIRO
FONTE: wikipedia.org (BARROCO BRASILEIRO)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE O ROCOCÓ
FONTE: wikipedia.org (ROCOCÓ)










OBS: RESPOSTA CORRETA 11 - LETRA (E)
OBS: RESPOSTA CORRETA 12 - LETRA (A)


CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE O EU-LÍRICO
FONTE: wikipedia.org (EU-LÍRICO)


CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE O INTERLOCUTOR
FONTE: wikipedia.org (INTERLOCUTOR)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE O MODO VEBAL
FONTE: wikipedia.org (MODO VERBAL)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE O MODO SUBJUNTIVO
FONTE: wikipedia.org (MODO SUBJUNTIVO)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE VOLUÇÃO
FONTE: wikipedia.org (VOLUÇÃO)










RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

OBS: sentido diferente da temática predominante no texto “China, o maior emissor de CO2”













RESPOSTA CORRETA LETRA (B)










RESPOSTA CORRETA LETRA (A)








RESPOSTA CORRETA LETRA (D)









RESPOSTA CORRETA LETRA (E)
CLICK NO LINK E LEIA SOBRE O BARROCO BRASILEIRO
FONTE: wikipedia.org (BARROCO BRASILEIRO)
O Barroco foi um estilo de reação contra o classicismo do Renascimento, cujas bases conceituais giravam em torno da simetria, da proporcionalidade e da contenção, racionalidade e equilíbrio formal. Assim, sua estética primou pela assimetria, pelo excesso, pelo expressivo e pela irregularidade, tanto que o próprio termo "barroco", que nomeou o estilo, designava uma pérola de formato bizarro e irregular. Além de uma tendência puramente estética, esses traços constituíram uma verdadeira forma de vida e deram o tom a toda a cultura do período, uma cultura que enfatizava o contraste, o conflito, o dinâmico, o dramático, o grandiloquente, a dissolução dos limites, junto com um gosto acentuado pela opulência de formas e materiais, tornando-se um veículo perfeito para a Igreja Católica da Contra-Reforma e as monarquias absolutistas em ascensão expressarem visivelmente seus ideais. As estruturas monumentais erguidas durante o Barroco, como os palácios e os grandes teatros e igrejas, buscavam criar um impacto de natureza espetacular e exuberante, propondo uma integração entre as várias linguagens artísticas e prendendo o observador numa atmosfera catártica e apaixonada.



CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRA O ROMANTISMO BRASILEIRO
FONTE: wikipedia.org (ROMANTISMO BRASILEIRO)
Características
Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque. A poesia e a prosa romântica apresentam uma visão particular da sociedade, de seus costumes e da vida como um todo.
Sentimentalismo - Os sentimentos dos personagens entram em foco. O autor passa a usar a literatura como forma de explorar sentimentos comuns à sociedade, como: o amor, a cólera, a paixão etc. O sentimentalismo geralmente implica na exploração da temática amorosa e nos dramas de amor.
Nacionalismo, ufanismo - Surge a necessidade de criar uma cultura genuinamente brasileira. Como uma forma de publicidade do Brasil, os autores brasileiros procuravam expressar uma opinião, um gosto, uma cultura e um jeito autênticos, livres de traços europeus.
Maior liberdade formal - As produções literárias estavam livres para assumir a forma que quisessem, ou seja, entrava em evidência a expressão em deterimento da estrutura formal (versificação, rima etc).
Vocabulário mais brasileiro - Como um meio de criar uma cultura brasileira original os artistas buscavam inspiração nas raízes pré-coloniais utilizando-se de vocábulos indígenas e regionalismos brasileiros para criar uma língua que tivesse a cara do Brasil.
Religiosidade - A produção literária romântica, utiliza-se não só da fé católica como um meio de mostrar recato e austeridade, mas utiliza-se também da espiritualidade, expressando uma presença divina no ambiente natural.
Mal do Século - Essa geração, também conhecida como Byroniana e Ultrarromantismo, recebeu a denominação de mal do século pela sua característica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossíveis e a escuridão.
Evasão
Indianismo - O autor romântico utilizava-se da figura do índio como inspiração para seu trabalho, depositando em sua imagem a confiança num símbolo de patriotismo e brasilidade, adotando o indígena como a figura do herói nacional (bom selvagem).
A idealização da realidade - A análise dos fatos, das aparências, dos costumes etc era muito superficial e pessoal, por isso era idealizada, imaginada, assim o sonho e o desejo invadiam o mundo real criando uma descrição romântica e mascarada dos fatos.
Escapismo - Os artistas românticos procuravam fugir da opressão capitalista gerada pela revolução burguesa (revolução industrial). Apesar de criticarem a burguesia, os artistas tinham que ser sutis pois os burgueses eram os mecenas de sua literatura e por isso procuravam escapar da realidade através da idealização.
As formas de escape seriam as seguinte: Fuga no tempo, Fuga no sonho e na imaginação, Fuga na loucura , Fuga no espaço e Fuga na morte.
O culto à natureza - Com a busca de um passado indígena e de uma cultura naturalmente brasileira surge o culto ao natural, aos elementos da natureza, tão cultuados pelos índios. Passava-se a observar o ambiente natural como algo divino e puro.
A idealização da Mulher (figura feminina)- a mulher era a fonte de toda a inspiração. Era intocável, vista como um anjo em que jamais poderiam desfrutar de sua caracteristicas puras e angelicais.



CLICK E LEIA SOBRE O NATURALISMO
FONTE: wikipedia.org (NATURALISMO BRASILEIRO)
O Naturalismo é uma escola literária conhecida por ser a radicalização do Realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade. A escola esboçou o que pode-se declarar como os primeiros passos do pensamento teórico evolucionista de Charles Darwin.



CLICK E LEIA SOBRE SIMBOLISMO
FONTE: wikipedia.org (SIMBOLISMO)
Principais características
Subjetivismo
Os simbolistas terão maior interesse pelo particular e individual do que pela visão mais geral. A visão objetiva da realidade não desperta mais interesse, e sim está focalizada sob o ponto de vista de um único indivíduo. Dessa forma, é uma poesia que se opõe à poética parnasiana e se reaproxima da estética romântica, porém mais do que voltar-se para o coração, os simbolistas procuram o mais profundo do "eu", buscam o inconsciente, o sonho.
Musicalidade
A musicalidade é uma das características mais destacadas da estética simbolista, segundo o ensinamento de um dos mestres do simbolismo francês, Paul Verlaine, que em seu poema "Art Poétique", afirma: "De la musique avant toute chose..." (" A música acima de tudo...") Para conseguir aproximação da poesia com a música, os simbolistas lançaram mão de alguns recursos, como por exemplo a aliteração, que consiste na repetição sistemática de um mesmo fonema consonantal, e a assonância, caracterizada pela repetição de fonemas vocálicos.
Transcendentalismo
Um dos princípios básicos dos simbolistas era sugerir através das palavras sem nomear objetivamente os elementos da realidade. Ênfase no imaginário e na fantasia. Para interpretar a realidade, os simbolistas se valem da intuição e não da razão ou da lógica. Preferem o vago, o indefinido ou impreciso. O fato de preferirem as palavras névoa, neblina, e palavras do genêro, transmite a idéia de uma Obsessão pelo branco (uma característica não tão importante do simbolismo) como podemos observar no poema de Cruz e Sousa:
"Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras..." [...]
Dado esse poema de Cruz e Sousa, percebe-se claramente uma obsessão pelo branco, sendo relatado com grande constância no simbolismo.








RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

OBS: O texto retrata bem, a diversificação Brasileira. Com as misturas de raças. E até a modificação natural













58 - RESPOSTA CORRETA LETRA (B)
59 - RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

CLICK E LEIA SOBRE MANUEL BANDEIRA
FONTE: wikipedia.org (MANUEL BANDEIRA)
Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho (Recife, 19 de abril de 1886 — Rio de Janeiro, 13 de outubro de 1968) foi um poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor brasileiro.
Considera-se que Bandeira faça parte da geração de 22 da literatura moderna brasileira, sendo seu poema Os Sapos o abre-alas da Semana de Arte Moderna de 1922. Juntamente com escritores como João Cabral de Melo Neto, Paulo Freire, Gilberto Freyre e José Condé, representa a produção literária do estado de Pernambuco.


OBS: BERNADO GUIMARÃES É CONHECIDO POR FAZER PARTE DA LITERATURA ROMÂNTICA, Contudo o texto não está de acordo com a questão.
CLICK NO LINK E SAIBA MAIS DE BERNADO GUIMARÃES
FONTE: wikipedia.org (BERNADO GUIMARÃES)
Bernardo Joaquim da Silva Guimarães (Ouro Preto, 15 de agosto de 1825 — 10 de março de 1884) foi um romancista e poeta brasileiro, conhecido por ter escrito o livro de nome A Escrava Isaura.

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE MÁRIO DE ANDRADE
FONTE: wikipedia.org (MÁRIO DE ANDRADE)


CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE GONÇALVES DIAS
FONTE: wikipedia.org (GONÇALVES DIAS)


CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE JOSÉ DE ALENCAR
FONTE: wikipedia.org (JOSÉ DE ALENCAR)

Seguidores