Promoções do Dia - SUBMARINO

sábado, 1 de agosto de 2009

Vídeos Vestibular Globo

Quarta-feira (13/01)
O professor de português Vicente Delorme, do curso PH, dá aula sobre aspectos linguísticos importantes na gramática.
"Separei exemplos, como o da relação entre os verbos 'ter' e 'haver'. É muito comum falarmos 'Tem muita gente aqui’, ‘Tem muitos problemas’, ‘Teve um monte de confusão’. Não há problema em falar assim, todo mundo entende bem o que você quer dizer", fala. "Mas escrever assim já é mais complicado", avalia.



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1187391-7823-PROFESSOR+DE+PORTUGUES+FALA+SOBRE+ASPECTOS+LINGUISTICOS,00.html





Segunda-feira (25/01)
É cada vez mais comum os vestibulares cobrarem conhecimentos sobre aspectos linguísticos nas provas de português. Por isso é importante estudar os operadores argumentativos, sugere o professor de português do curso PH, Eduardo Valladares. “É comum as questões se referirem a palavras que indicam mudança no discurso, uma certa relevância na informação apresentada”, comenta.
O professor dá exemplo. Na frase ‘O time jogou bem, mas perdeu’ há duas orações mas apenas uma delas traz a informação relevante. “'O time perdeu' é a informação importante do enunciado. Apenas uma palavrinha, pequena mas fundamental, indica essa informação: trata-se da palavra ‘mas’ “, diz. “Como classe gramatical ela é uma conjunção coordenativa adversativa, mas perceba que ela é um catalisador porque enfatiza a informação relevante”.



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1193869-7823-PROFESSOR+EXPLICA+A+FUNCAO+DOS+OPERADORES+ARGUMENTATIVOS,00.html




Quinta-feira (1/10)
Regência verbal sempre causa dúvidas nos vestibulandos. O professor de gramática Ivan Aranha, do CPV Vestibulares, usa os verbos preferir, acusar e segurar para explicar como se usa adequadamente a preposição para ligar verbos aos seus complementos e advérbios.
“Quando as pessoas dizem que preferem mais doces do que salgados estão equivocadas. O verbo preferir é transitivo direto, mas a regência usada com ele é ‘a’ e não ‘de’”.
Segurar e acusar são verbos transitivos diretos. No entanto, quando se usa uma preposição (do que) para complementar esses verbos, o que se tem é uma circunstância, ou seja, um adjunto adverbial.



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1133027-7823-SAIBA+MAIS+SOBRE+REGENCIA+VERBAL,00.html




Quarta-feira (4/11)
O uso dos tempos verbais, que podem ter um efeito literal ou não literal, é um tópico gramatical muito cobrado nos vestibulares porque envolve o valor semântico de um instrumento gramatical, segundo o professor de português do curso Anglo, em São Paulo, Eduardo Antônio Lopes.
Quando há uma concordância entre um marcador temporal e o tempo verbal empregado, diz-se que os tempos verbais estão sendo usados no seu sentido literal.
E, quando o tempo verbal é usado no valor não literal, tem sempre um sentido associado, que pode ser de aproximação ou distanciamento.






Oswald Andrade, um poeta além do tempo
O poeta nasceu em São Paulo, no dia 11 de janeiro de 1890
Sempre polêmico e provocador, Oswald comandou ao lado de Mário de Andrade a revolução estética mais importante do século XX no país: o modernismo. O Espaço Aberto conversou com admiradores do poeta.






Sexta-feira (01/01)
O professor de português do curso PH, Eduardo Valladares, dá uma aula em vídeo sobre os marcadores de pressuposição.
"É um assunto bastante comum nas provas de português, tendo em vista que elas trabalham cada vez mais a habilidade linguística do aluno", diz. "Como a expressão já indica, marcadores são elementos que reforçam uma pressuposição. Pressuposição vem de pressuposto, algo que está implícito, escondido, subentendido".





Iracema
A obra de José de Alencar - escritor que se preocupou em abordar a criação de uma nacionalidade brasileira - é um expoente da prosa nacionalista romântica. O índio é situado como o herói protagonista.


video.globo.com (IRACEMA)



Memórias de um Sargento de Milícias
Com tom humorado, o romance de Manuel Antônio de Almeida destoa do idealismo do movimento romântico. A história é uma caricatura da vida carioca da época de D. João VI no Brasil.


video.globo.com (MEMÓRIAS DE UM SARGENTO)




Sábado (22/8)
Escrever corretamente não basta para se dar bem na redação do vestibular. Usar uma boa argumentação e não fugir do tema são também dois pontos importantes que o candidato deve ter em mente.

"É preciso levar em consideração que a prova de redação avalia certas competências que outras provas não conseguem avaliar. A redação pretende medir não a capacidade de improvisação, mas a habilidade de reagir diante de uma situação nova", afirma Francisco Platão, professor de gramática e redação da unidade Tamandaré do cursinho do Anglo, em São Paulo







25/05/09 - 07h00 - Atualizado em 25/05/09 - 07h00
Professora explica o que é redação dissertativa
Professora do Cursinho da Poli dá aula em vídeo sobre o tema.
Ela explica como é a estrutura da dissertação.
A professora de redação do Cursinho da Poli Eclícia Pereira explica nesta aula o que é redação dissertativa .
Segundo ela, esse formato é a preferência dos grandes vestibulares. A linguagem é formal.
De preferência, é usada a terceira pessoa do singular para que o candidato expresse seu ponto de vista com objetividade.
Na próxima aula, na terça-feira (26), a professora dá orientações sobre como agir na hora da prova de redação.


video.globo.com (REDAÇÃO DISSERTATIVA)




26/05/09 - 07h00 - Atualizado em 26/05/09 - 07h00
Saiba como agir na hora da prova de redação
Professora do Cursinho da Poli dá aula em vídeo sobre o tema.
Ela sugere que vestibulando comece fazendo um projeto de texto.
A professora de redação do Cursinho da Poli Eclícia Pereira dá dicas do que fazer na hora da prova de redação .
Ele sugere que o estudante, assim que receber a prova, dê início a um projeto de texto. Em seguida, o vestibulando pode resolver as questões e, depois disso, retornar à redação.
Para ela, esse intervalo cria um distanciamento para que o vestibulando faça uma revisão mais detalhada.
Na próxima aula, na quarta-feira (27), a professora comenta os temas mais comuns das redações dos vestibulares.


video.globo.com (O QUE FAZER NA HORA DA REDAÇÃO)





27/05/09 - 07h00 - Atualizado em 27/05/09 - 07h00
Em última aula da série, professora comenta o que pode ser tema de redação
Vestibulares cobram postura crítica em prova de redação.
Vestibulando deve estar preparado para temas abstratos e factuais.
Na última aula da série do G1 sobre redação em vestibulares, a professora do Cursinho da Poli Eclícia Pereira comenta o que pode ser tema de redação nos processos seletivos.
Além de estar muito bem informado, o vestibulando deve desenvolver postura crítica ante os temas, orienta a professora. O vestibulando deve estar preparado para temas abstratos e factuais. A Fuvest, o maior vestibular do país, têm sugerido nos últimos anos temas abstratos, de caráter existencial.
Segundo a professora, atualmente, o olhar do corretor recai mais sobre conteúdo do que sobre a forma.


video.globo.com (POSTURA CRÍTICA EM PROVA DE REDAÇÃO)




24/05/09 - 07h00 - Atualizado em 30/05/09 - 18h09
Escrever sempre é treino para provas de redação
Dica é de professora do Cursinho da Poli.
Treinamento para vestibular deve começar com bastante antecedência.
A professora de redação do Cursinho da Poli Eclícia Pereira fala na aula deste domingo (24) sobre a preparação para as provas de redação dos vestibulares.
Segundo ela, a preparação tem de começar com antecedência. Escrever com frequência e estar bem informado são algumas das dicas.
Na próxima aula, na segunda-feira (25), a professora explica o que é redação dissertativa.


g1.globo.com (ESCREVER SEMPRE É TREINO)





Saiba como são as provas de redação da Fuvest, Unicamp e Unesp
Série de aulas sobre redação começa neste sábado (23).
Professora do Cursinho da Poli comenta o que é pedido pelos vestibulares.
Começa neste sábado (23) a nova série do G1 de aulas, em vídeo, para vestibulandos. Desta vez, o tema é redação.
Nesta primeira aula, a professora de redação do Cursinho da Poli Eclícia Pereira explica como são as redações nos principais vestibulares estaduais paulistas (Fuvest, Unesp e Unicamp).
Segundo ela, a Fuvest e a Unesp costumam pedir a redação dissertativa, texto de preferência em terceira pessoa do singular em que se expressa com objetividade o ponto de vista do candidato.
Já a Unicamp sugere ao vestibulando três formatos: dissertação, narração ou carta argumentativa. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), no texto narrativo é fundamental uma boa construção da voz narrativa que articule os elementos descritivos de um texto de ficção (enredo, cenário, ritmo, personagens, dentre outros).
Espera-se que o candidato que opte pela carta consiga elaborar um espaço de comunicação interpessoal em que a argumentação seja mediada por uma interlocução sólida. "Uma boa carta deve conseguir ter bem definida a imagem de quem a escreve e de quem a recebe".
Na próxima aula, no domingo (24), a professora dá dicas de como se preparar para as provas de redação dos processos seletivos.







31/05/09 - 08h00 - Atualizado em 31/05/09 - 08h00
Vestibular: relembre as aulas e dicas da semana
Relembre vídeos para vestibulandos publicados na semana que passou.
Série sobre redação é destaque.
O G1 relembra neste domingo (31) os vídeos com aulas e dicas de estudo a vestibulandos publicados ao longo da semana passada.
Domingo (24/5)
A professora do Cursinho da Poli Eclícia Pereira dá dicas de preparação para as provas de redação dos vestibulares . A aula é parte de série em vídeo sobre redação. Segundo ela, a preparação tem de começar com antecedência. Escrever com frequência e estar bem informado são algumas das dicas.


g1.globo.com (DICAS - PORTUGUÊS)




05/06/09 - 07h00 - Atualizado em 05/06/09 - 07h00
Professora comenta reforma ortográfica nos vestibulares
Professora do Cursinho da Poli faz recomendações.
Nova ortografia não é exigência nas provas deste ano.
A professora do Cursinho da Poli Eclícia Pereira afirma que as mudanças decorrentes da reforma ortográfica não serão cobradas pelos vestibulares neste ano (confira o vídeo ao lado).
Entretanto, ela sugere que, antes da prova, o vestibulando acesse os sites das instituições de ensino para conferir se há alguma recomendação específica sobre a questão.


globo.com (COMENTÁRIO REFORMA ORTOGRÁFICA)





“Vidas Secas”, obra de Graciliano Ramos pertencente à segunda fase do Modernismo, retrata uma família de retirantes na seca Nordestina. A partir de cada um dos personagens, o escritor expõe os dilemas do ser humano.
A obra se insere na perspectiva do regionalismo político da geração de 30 do Modernismo brasileiro. O professor de literatura do Anglo Fernando Marcílio faz o resumo do livro.


globo.com (VIDAS SECAS)




“Dom Casmurro”, obra de Machado de Assis que pertence ao Realismo, enfoca a história de seu protagonista, Bento Santiago. Uma das marcas do livro é o aprofundamento psicológico de seus personagens.
O professor de literatura do Anglo Fernando Marcílio faz o resumo da obra.





A partir deste sábado (25), o G1 publica uma série em vídeo dos nove livros obrigatórios dos vestibulares da Fuvest e da Unicamp. A relação de obras é a mesma para as duas universidades. A cada dia, um vídeo abordará um título, com informações das obras e de seus autores.
A série começa neste sábado, com a peça teatral "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente


video.globo.com (AUTO DA BARCA DO INFERNO)




O romance "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, enquadra-se no Realismo de pendência naturalista de fins do século XIX. Diferente do romantismo de "Iracema", de José de Alencar, a obra tem como característica a sexualização dos enredos e a animalização dos personagens.






“Capitães da Areia”, obra de Jorge Amado, retrata a realidade urbana de um grupo de meninos de rua. Jorge Amado, um dos escritores brasileiros mais lidos, propõe uma reflexão sobre a vida de menores abandonados.
O professor de literatura do Anglo Fernando Marcílio faz o resumo do livro.


video.globo.com (CAPITÃES DA AREIA)




“Antologia Poética”, de Vinicius de Moraes, mostra diferentes fases do poeta. A primeira, nos anos 30, associa a mulher à tentação. Já na fase seguinte, dos anos 40 em diante, Vinícius enfoca a realidade social e retrata o sexo sem pecado.
O professor de literatura do Anglo Fernando Marcílio comenta o livro.


video.globo.com (VINÍCIUS DE MORAES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores