Promoções do Dia - SUBMARINO

sábado, 7 de novembro de 2009

Questões Resolvidas - UFF - 2008 - 1° Fase - Multipla Escolha


RESPOSTA CORRETA LETRA (C)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE OSWALDO DE ANDRADE
FONTE: wikipedia.org (Oswaldo de Andrade)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE MANUEL BANDEIRA
FONTE: wikipedia.org (MANUEL BANDEIRA)


CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRA O MODERNISMO
FONTE: wikipedia.org (MODERNISMO BRASILEIRO)








RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE O BARROCO BRASILEIRO
FONTE: wikipedia.org (BARROCO BRASILEIRO)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE O ROCOCÓ
FONTE: wikipedia.org (ROCOCÓ)










OBS: RESPOSTA CORRETA 11 - LETRA (E)
OBS: RESPOSTA CORRETA 12 - LETRA (A)


CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE O EU-LÍRICO
FONTE: wikipedia.org (EU-LÍRICO)


CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE O INTERLOCUTOR
FONTE: wikipedia.org (INTERLOCUTOR)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE O MODO VEBAL
FONTE: wikipedia.org (MODO VERBAL)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE O MODO SUBJUNTIVO
FONTE: wikipedia.org (MODO SUBJUNTIVO)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE VOLUÇÃO
FONTE: wikipedia.org (VOLUÇÃO)










RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

OBS: sentido diferente da temática predominante no texto “China, o maior emissor de CO2”













RESPOSTA CORRETA LETRA (B)










RESPOSTA CORRETA LETRA (A)








RESPOSTA CORRETA LETRA (D)









RESPOSTA CORRETA LETRA (E)
CLICK NO LINK E LEIA SOBRE O BARROCO BRASILEIRO
FONTE: wikipedia.org (BARROCO BRASILEIRO)
O Barroco foi um estilo de reação contra o classicismo do Renascimento, cujas bases conceituais giravam em torno da simetria, da proporcionalidade e da contenção, racionalidade e equilíbrio formal. Assim, sua estética primou pela assimetria, pelo excesso, pelo expressivo e pela irregularidade, tanto que o próprio termo "barroco", que nomeou o estilo, designava uma pérola de formato bizarro e irregular. Além de uma tendência puramente estética, esses traços constituíram uma verdadeira forma de vida e deram o tom a toda a cultura do período, uma cultura que enfatizava o contraste, o conflito, o dinâmico, o dramático, o grandiloquente, a dissolução dos limites, junto com um gosto acentuado pela opulência de formas e materiais, tornando-se um veículo perfeito para a Igreja Católica da Contra-Reforma e as monarquias absolutistas em ascensão expressarem visivelmente seus ideais. As estruturas monumentais erguidas durante o Barroco, como os palácios e os grandes teatros e igrejas, buscavam criar um impacto de natureza espetacular e exuberante, propondo uma integração entre as várias linguagens artísticas e prendendo o observador numa atmosfera catártica e apaixonada.



CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRA O ROMANTISMO BRASILEIRO
FONTE: wikipedia.org (ROMANTISMO BRASILEIRO)
Características
Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque. A poesia e a prosa romântica apresentam uma visão particular da sociedade, de seus costumes e da vida como um todo.
Sentimentalismo - Os sentimentos dos personagens entram em foco. O autor passa a usar a literatura como forma de explorar sentimentos comuns à sociedade, como: o amor, a cólera, a paixão etc. O sentimentalismo geralmente implica na exploração da temática amorosa e nos dramas de amor.
Nacionalismo, ufanismo - Surge a necessidade de criar uma cultura genuinamente brasileira. Como uma forma de publicidade do Brasil, os autores brasileiros procuravam expressar uma opinião, um gosto, uma cultura e um jeito autênticos, livres de traços europeus.
Maior liberdade formal - As produções literárias estavam livres para assumir a forma que quisessem, ou seja, entrava em evidência a expressão em deterimento da estrutura formal (versificação, rima etc).
Vocabulário mais brasileiro - Como um meio de criar uma cultura brasileira original os artistas buscavam inspiração nas raízes pré-coloniais utilizando-se de vocábulos indígenas e regionalismos brasileiros para criar uma língua que tivesse a cara do Brasil.
Religiosidade - A produção literária romântica, utiliza-se não só da fé católica como um meio de mostrar recato e austeridade, mas utiliza-se também da espiritualidade, expressando uma presença divina no ambiente natural.
Mal do Século - Essa geração, também conhecida como Byroniana e Ultrarromantismo, recebeu a denominação de mal do século pela sua característica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossíveis e a escuridão.
Evasão
Indianismo - O autor romântico utilizava-se da figura do índio como inspiração para seu trabalho, depositando em sua imagem a confiança num símbolo de patriotismo e brasilidade, adotando o indígena como a figura do herói nacional (bom selvagem).
A idealização da realidade - A análise dos fatos, das aparências, dos costumes etc era muito superficial e pessoal, por isso era idealizada, imaginada, assim o sonho e o desejo invadiam o mundo real criando uma descrição romântica e mascarada dos fatos.
Escapismo - Os artistas românticos procuravam fugir da opressão capitalista gerada pela revolução burguesa (revolução industrial). Apesar de criticarem a burguesia, os artistas tinham que ser sutis pois os burgueses eram os mecenas de sua literatura e por isso procuravam escapar da realidade através da idealização.
As formas de escape seriam as seguinte: Fuga no tempo, Fuga no sonho e na imaginação, Fuga na loucura , Fuga no espaço e Fuga na morte.
O culto à natureza - Com a busca de um passado indígena e de uma cultura naturalmente brasileira surge o culto ao natural, aos elementos da natureza, tão cultuados pelos índios. Passava-se a observar o ambiente natural como algo divino e puro.
A idealização da Mulher (figura feminina)- a mulher era a fonte de toda a inspiração. Era intocável, vista como um anjo em que jamais poderiam desfrutar de sua caracteristicas puras e angelicais.



CLICK E LEIA SOBRE O NATURALISMO
FONTE: wikipedia.org (NATURALISMO BRASILEIRO)
O Naturalismo é uma escola literária conhecida por ser a radicalização do Realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade. A escola esboçou o que pode-se declarar como os primeiros passos do pensamento teórico evolucionista de Charles Darwin.



CLICK E LEIA SOBRE SIMBOLISMO
FONTE: wikipedia.org (SIMBOLISMO)
Principais características
Subjetivismo
Os simbolistas terão maior interesse pelo particular e individual do que pela visão mais geral. A visão objetiva da realidade não desperta mais interesse, e sim está focalizada sob o ponto de vista de um único indivíduo. Dessa forma, é uma poesia que se opõe à poética parnasiana e se reaproxima da estética romântica, porém mais do que voltar-se para o coração, os simbolistas procuram o mais profundo do "eu", buscam o inconsciente, o sonho.
Musicalidade
A musicalidade é uma das características mais destacadas da estética simbolista, segundo o ensinamento de um dos mestres do simbolismo francês, Paul Verlaine, que em seu poema "Art Poétique", afirma: "De la musique avant toute chose..." (" A música acima de tudo...") Para conseguir aproximação da poesia com a música, os simbolistas lançaram mão de alguns recursos, como por exemplo a aliteração, que consiste na repetição sistemática de um mesmo fonema consonantal, e a assonância, caracterizada pela repetição de fonemas vocálicos.
Transcendentalismo
Um dos princípios básicos dos simbolistas era sugerir através das palavras sem nomear objetivamente os elementos da realidade. Ênfase no imaginário e na fantasia. Para interpretar a realidade, os simbolistas se valem da intuição e não da razão ou da lógica. Preferem o vago, o indefinido ou impreciso. O fato de preferirem as palavras névoa, neblina, e palavras do genêro, transmite a idéia de uma Obsessão pelo branco (uma característica não tão importante do simbolismo) como podemos observar no poema de Cruz e Sousa:
"Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras..." [...]
Dado esse poema de Cruz e Sousa, percebe-se claramente uma obsessão pelo branco, sendo relatado com grande constância no simbolismo.








RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

OBS: O texto retrata bem, a diversificação Brasileira. Com as misturas de raças. E até a modificação natural













58 - RESPOSTA CORRETA LETRA (B)
59 - RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

CLICK E LEIA SOBRE MANUEL BANDEIRA
FONTE: wikipedia.org (MANUEL BANDEIRA)
Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho (Recife, 19 de abril de 1886 — Rio de Janeiro, 13 de outubro de 1968) foi um poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor brasileiro.
Considera-se que Bandeira faça parte da geração de 22 da literatura moderna brasileira, sendo seu poema Os Sapos o abre-alas da Semana de Arte Moderna de 1922. Juntamente com escritores como João Cabral de Melo Neto, Paulo Freire, Gilberto Freyre e José Condé, representa a produção literária do estado de Pernambuco.


OBS: BERNADO GUIMARÃES É CONHECIDO POR FAZER PARTE DA LITERATURA ROMÂNTICA, Contudo o texto não está de acordo com a questão.
CLICK NO LINK E SAIBA MAIS DE BERNADO GUIMARÃES
FONTE: wikipedia.org (BERNADO GUIMARÃES)
Bernardo Joaquim da Silva Guimarães (Ouro Preto, 15 de agosto de 1825 — 10 de março de 1884) foi um romancista e poeta brasileiro, conhecido por ter escrito o livro de nome A Escrava Isaura.

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE MÁRIO DE ANDRADE
FONTE: wikipedia.org (MÁRIO DE ANDRADE)


CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE GONÇALVES DIAS
FONTE: wikipedia.org (GONÇALVES DIAS)


CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE JOSÉ DE ALENCAR
FONTE: wikipedia.org (JOSÉ DE ALENCAR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores